O que são tubos de PEAD?
O PEAD (ou polietileno de alta densidade) é um dos plásticos mais importantes da atualidade, principalmente entre os termoplásticos, que são aqueles que se deformam com o calor. O polietileno, em suas variadas formas possui propriedades únicas, tais como resistência ao impacto, alta flexibilidade e estabilidade térmica e química (em determinadas condições).
O PEAD pode ser processado e moldado por sopro, extrusão e injeção. Dentre os principais produtos de PEAD do mercado, estão os sistemas de tubulação e acessórios de PEAD, que cobrem uma ampla variedade de atividades e aplicações para os mais variados mercados.
Além da variedade de materiais (tubos, conexões, transições, poços de visitas, materiais para SASC e outros) os componentes dos tubos permitem a construção de tubulações com uma vasta gama de dimensões.
Características e Vantagens
Os materiais PEAD são altamente recomendados em uma série de aplicações devido a sua alta resistência química, a grande área de aplicação em termos de temperatura, bem como a fácil instalação.
Além destas, tubulações de PEAD possuem ainda muitas outras vantagens. Confira abaixo alguma delas:
- Alta resistência à abrasão
- Alta resistência a impactos mecânicos
- Baixa rugosidade
- Impermeabilidade
- Flexibilidade e leveza
- Imunidade a corrosão
- Alta vida útil
- Grande variedade de diâmetros e classes de pressão
- Baixo preço e bom custo/benefício comparado com outros materiais
Aplicações
Os tubos de PEAD possuem diversas aplicações em utilidades industriais, sendo algumas delas listadas abaixo:
- Redes de distribuição de gás;
- Redes de distribuição e adutoras de líquidos;
- Emissários terrestres, subaquáticos e sanitários e redes de drenagem;
- Redes de fibras ópticas, de telefonia e dutos elétricos;
- Transporte de produtos químicos, efluentes e resíduos
- Transporte de sólidos, como na mineração
- Redes de incêndio para instalações industriais
- Redes de sistemas de refrigeração
Classes de tubos de PEAD
O que são PE80 e PE100?
Os tubos de um sistema em funcionamento, geralmente estão submetidos ao escoamento de um fluido. Devido a esse escoamento, as tubulações sofrem uma tensão denominada tensão circunferencial, ou seja, uma tensão no sentido do rompimento do tubo.
A resistência à pressão interna do tubo depende da Tensão Circunferencial do Material na temperatura e vida útil projetada. Para os materiais plásticos, esses valores são definidos e os materiais classificados pelas normas ISO 12.162 (ASTMD 3350) através de curvas de regressão levantadas a várias temperaturas de operação, conforme ISO TR 9080 (ASTM D-2837).
Os materiais são classificados pela Mínima Resistência Requerida (MRS – Minimum Required Strength) assim determinada em MPa, para uma vida útil mínima de 50 anos a 20°C.
Dessa forma, a classificação do PEAD como PE80 ou PE100 é realizada conforme o valor da Mínima Resistência Requerida admitida pelo material, conforme diferenciado na tabela abaixo.
Quando utilizar PE80 ou PE100?
As duas classes de tubos de PEAD podem ser utilizadas para a mesma aplicação, desde que se obedeça a espessura mínima requerida para cada diâmetro e classe de pressão. A espessura mínima necessária é definida para que se evite o colapso da rede em função de pressões externas.
Métodos de Soldagem
A conexão entre dois tubos ou entre tubos e conexões de PEAD pode ser realizada por meio de dois diferentes processos de soldagem, a soldagem por termofusão ou a soldagem por eletrofusão. A seguir estão explicados cada um desses tipos de soldagem.
SOLDAGEM POR TERMOFUSÃO
A solda por termofusão, também conhecida como solda de topo, é o processo em que as extremidades de tubos (ou conexões) poliméricas são aquecidas, fundidas e ao mesmo tempo pressionadas uma contra outra formando-se uma peça única.
A termofusão é o método de soldagem de tubos poliméricos mais tradicional, sendo aplicado em tubulações com diâmetro acima de 63mm. São soldáveis entre si apenas materiais da mesma família, como por exemplos PP x PP ou PE x PE. Além disso, para que seja possível realizar a correta soldagem, os tubos devem ter a mesma espessura de parede.
Para execução da soldagem por termofusão é necessário que ao menos um trecho de tubulação possa ser movimentado, uma vez que o equipamento de alinhamento e soldagem realizam os movimentos de abertura e aproximação das faces dos tubos.
Em projetos executados com termofusão, os tubos são soldados topo a topo um no outro, sem o uso de conexões em trechos de linha reta. Para a soldagem de acidentes, são utilizadas conexões compatíveis com a soldagem por termofusão como por exemplo joelhos, tees, reduções e colarinhos, de acordo com o projeto.
SOLDAGEM POR ELETROFUSÃO
Na soldagem por eletrofusão, diferentemente da termofusão – onde um tubo é soldado diretamente no outro face a face –, a cada junção é utilizada uma conexão de PEAD.
As conexões para eletrofusão em PEAD possuem em sua parte interna uma resistência que, ao ser submetida a uma tensão elétrica, produz calor por efeito Joule. Esse calor, por sua vez, promove a fusão da superfície interna da conexão com a superfície externa do tubo.
É recomendada a utilização desta técnica principalmente em locais onde a termofusão não pode ser aplicada, por limitação das condições de movimentação dos tubos para soldagem.
Empresa Especializada em Instalação de Sistemas de Tubos de PEAD
A ISEN realiza serviços de instalação de sistemas de tubulações de PEAD em todo o Brasil e conta com parceiros com mais de 20 anos de experiência.
Ela se preocupa em garantir a maior qualidade e segurança possíveis para satisfazer aos seus clientes. Toda equipe é especializada por meio de um rigoroso processo de treinamento e capacitação para desenvolver os projetos desde sua elaboração até a instalação ser finalizada.
Ela também atua de maneira efetiva na montagem de tubulações de PEAD e sistemas utilidades, com colaboradores treinados e qualificados para a execução do serviço.
A ISEN atua em sua maior parte no setor industrial, com montagem de sistemas hidráulicos, manutenção, adequação, remoção, instalação e comissionamento de equipamentos e máquinas, inclusive de sistemas de geração de energia por biomassa.
Cadastre-se para receber mais notícias.